Clareamento dental

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento odontológico que atua na remoção da coloração escurecida dos dentes, a fim de restabelecer o branco natural do sorriso e recuperar a autoestima do paciente em um procedimento rápido e indolor.

clareamento dentalEmbora a técnica seja bastante popular e conhecida, é preciso do acompanhamento de um profissional especializado, uma vez que um plano de tratamento minucioso é preciso ser feito para que os resultados sejam satisfatórios ao fim de todo o processo.

Para que os resultados sejam duradouros, o paciente deve seguir as orientações do dentista para evitar que os dentes escureçam novamente e a pessoa tenha que se submeter a todo o tratamento novamente.

Fatores que levam ao escurecimento dos dentes

Existem uma série de fatores que são nocivos ao esmalte dentário, estrutura responsável pela pigmentação dos dentes. Este tipo de alteração na cor ocorre em médio e longo prazo e a pessoa precisa ficar atenta ou abolir alguns hábitos prejudiciais, tais como:

• Falta de escovação;
  • Ingestão excessiva de bebidas e alimentos com corantes (café, vinhos e molhos);
  • Tabagismo.

Além destes fatores mencionados, o envelhecimento natural dos dentes também resulta no seu escurecimento, causando um desgaste normal no esmalte dentário. Outro aspecto também está relacionado com tratamentos odontológicos antigos, onde o material utilizado pode provocar a perda da coloração.

Contudo, a falta de escovação e o tabagismo são os principais causadores da perda do esmalte dentário. A má higiene favorece o acúmulo da placa bacteriana, desgastando o branco natural do sorriso, enquanto o cigarro provoca uma reação química na boca provocada pela nicotina, e gera este impacto negativo.

Como funciona o clareamento dental?

clareamento dentalO clareamento dental é um procedimento no qual o dentista irá iniciar com uma avaliação de toda a saúde bucal do paciente, além de procurar entender seu histórico e hábitos.

Caso seja encontrado algum problema que necessite de um tratamento mais urgente, o mesmo é realizado para que em seguida o clareamento dental seja iniciado.

Depois da análise, o dentista aplica um gel clareador sobre os dentes do paciente e, com o auxílio de um laser de baixa intensidade, inicia-se a reação química que remove as moléculas causadoras da pigmentação amarelada/escurecida do sorriso.

Os resultados já podem ser obtidos na primeira sessão, contudo, o profissional irá avaliar quantas consultas são necessárias para que o branco do sorriso seja recuperado de forma completa.

Todo o procedimento é rápido e indolor, a pessoa não é submetida à anestesia e recebe orientações do dentista quanto aos cuidados no dia a dia para que o tratamento traga os resultados esperados.

Tipos de clareamento dental

clareamento dentalO clareamento dental pode ser feito de duas formas, mas tudo dependerá do objetivo e paciência do paciente com relação ao tratamento, sendo elas:

Clareamento profissional

Este tipo de tratamento é feito 100% no consultório e traz resultados mais rápidos, pois o dentista consegue utilizar a quantidade necessária de gel clareador, assim como o laser para auxiliar na remoção da pigmentação amarelada dos dentes.

Clareamento caseiro

Já no clareamento caseiro, o paciente recebe moldeiras bucais e uma pequena porção de gel clareador para aplicar o tratamento em sua própria casa. Embora esta abordagem seja mais cômoda e indicada para pessoas que não têm tempo de irem ao consultório, os resultados levam mais tempo para serem obtidos.

Vale ressaltar que no clareamento dental caseiro, o paciente tem total acompanhamento do dentista para que todo o tratamento seja feito de forma segura e correta.

Se os cuidados forem feitos de forma correta, o tratamento pode durar anos, sem que haja manchas ou o escurecimento dentário.

Cuidados após o clareamento dental

Depois da realização do clareamento dental, o paciente precisa seguir algumas orientações nos primeiros dias para que os efeitos do procedimento durem e para que não haja uma reincidência no desgaste do esmalte dentário.

mulher sorrindoPortanto, é fundamental evitar alimentos e bebidas com corantes, como café, vinho, refrigerantes e molhos. Além disso, é indicado que a pessoa evite o consumo de cigarro, pois o tabagismo é um dos principais hábitos nocivos que levam à perda da coloração natural dos dentes.

Os cuidados com a higiene bucal não devem ser deixados de lado, por isso é essencial escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições.

Ter o acompanhamento odontológico para um check-up a cada seis meses ou até mesmo para uma limpeza profunda, a fim de remover a placa bacteriana responsável pelo desenvolvimento de cáries, também é fundamental para preservar a saúde do sorriso após o clareamento.

Para quem este tratamento é indicado?

O clareamento dental é indicado para pessoas que perderam o branco natural dos dentes por conta de diversos fatores, sejam eles naturais ou causados por hábitos nocivos à saúde bucal.

Mesmo após a realização deste tratamento, o dentista deve orientar o paciente para com melhores cuidados com a saúde do sorriso, a fim de preservar o clareamento e a integridade dos dentes do paciente.

Benefícios do clareamento dental

clareamento dentalO clareamento dental traz uma série de benefícios para o sorriso do paciente, mas vai além dos aspectos estéticos, uma vez que o escurecimento dentário também impacta na autoestima do paciente, fazendo que a pessoa tenha receio em sorrir por causa da condição.

Dentre os principais benefícios, estão:

• Dentes mais fortes e resistentes;
  • Eleva a autoestima;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Recupera o branco natural do sorriso.

Se você deseja recuperar a cor natural dos seus dentes, agende uma consulta na Kapps Odontologia.

Pré-agende sua consulta conosco

Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ