Reabilitação oral

O que é a reabilitação oral?

clínica de odontologiaA reabilitação oral é um tratamento que envolve o acompanhamento multidisciplinar de outras áreas da odontologia, a fim de restabelecer o sorriso do paciente de forma funcional.

Ter este tipo de atendimento é fundamental se a pessoa deseja recuperar o prazer em comer e sorrir em público com naturalidade, pois a reabilitação auxilia na melhora não só das funções de fala e mastigação, mas também no aspecto estético do paciente que perdeu os dentes ou sofre com alterações na mordida.

Através de um planejamento odontológico, todo o processo para reabilitar o sorriso da pessoa é acompanhado de perto pelo dentista responsável, que está em constante contato com as outras especialidades, a fim de atender às necessidades e expectativas de cada paciente.

Como a perda dentária interfere nas funções bucais?

Pessoas que perderam um ou mais dentes na boca, seja em função de maus hábitos com a higiene bucal ou atitudes nocivas à saúde, como o tabagismo, sofrem com estes impactos ao longo do seu dia a dia.

idoso comendo maçãA dificuldade para morder alimentos mais duros, como uma maçã, por exemplo, é um dos principais pontos em que a perda dentária precoce interfere. Além disso, a fala também é comprometida, uma vez que a dicção não é a mesma devido à ausência de dentes na boca.

Indo além das funções bucais, a autoestima é outro ponto que faz com que a pessoa sinta o impacto da perda dos dentes, pois a mesma tem suas relações sociais prejudicada pelo receio em conversar ou sorrir em público por conta da deficiência dos dentes.

Dentre os principais problemas que levam à perda dentária, podemos citar:

  • Alimentação desequilibrada;
  • Falta de higiene bucal adequada;
  • Falta de acompanhamento odontológico;
  • Tabagismo.

Especialidades e técnicas que fazem parte da reabilitação oral

reabilitação oralComo mencionado, a reabilitação oral envolve diversos tratamentos e técnicas odontológicas para recuperar e reabilitar as funções bucais dos pacientes. Dentre os principais, podemos citar:

Clareamento dental

O clareamento dental, embora envolva mais a parte estética do sorriso, também faz parte das técnicas e tratamentos que englobam a reabilitação oral.

Neste procedimento, um gel aplicado sobre os dentes e em conjunto com um laser de baixa intensidade, provocando uma reação química e removendo a pigmentação escura e amarelada que foi causada hábitos nocivos à saúde do paciente.

Esta técnica é utilizada em pessoas que passaram por restaurações dentárias ou até mesmo implantes, pois os dentes costumam escurecer e não ficam com a mesma tonalidade da prótese inserida, sendo necessária a recuperação da tonalidade original do sorriso.

Implantes dentários

Implantes dentários são pequenos pinos de titânio que são inseridos na gengiva do paciente para repor dentes que foram perdidos de forma precoce. Este tipo de tratamento demanda meses de adaptação e um longo planejamento entre paciente e dentista.

reabilitação oralApós o processo de ‘ósseointegração’ caracterizado pela adaptação do corpo em relação ao material metálico inserido sobre o osso, uma prótese ou coroa dentária é confeccionada na medida exata para se encaixar perfeitamente sobre o pino.

Desta forma, a pessoa consegue ter suas funções de fala e mastigação recuperadas, conseguindo comer o que sempre quis e conversar naturalmente, além de ter sua autoestima de volta.

Próteses

Embora as alternativas de implantes dentários tenham evoluído ao longo dos anos, as próteses removíveis são uma opção àqueles que desejam um tratamento mais rápido para a reabilitação oral.

Esta abordagem é indicada para pessoas que perderam todos os dentes da boca e sofrem com dificuldades para comer e falar. Em alguns casos, a estética do rosto também é afetada por causa da deficiência dentária desses pacientes, que costumam ser os mais idosos.

Por meio de um planejamento, o especialista em reabilitação oral irá confeccionar uma prótese removível que se encaixe perfeitamente na boca do paciente, sem gerar incômodos ou ficar solta, recuperando o prazer em falar, sorrir e comer naturalmente.

Ortodontia

Como já citado, a reabilitação oral tem o foco de recuperar as funções mastigatórias do paciente e esta funcionalidade não é só interferida pela falta de dentes. O mau posicionamento da arcada dentária também pode interferir na qualidade de vida da pessoa.

reabilitação oralPor meio dos aparelhos ortodônticos, é possível alinhar o sorriso, corrigir dentes tortos e melhorar as funções mastigatórias. Além disso, em alguns quadros, há a predisposição para o desenvolvimento de cáries devido ao posicionamento dentário incorreto, fazendo com que a ortodontia seja fundamental para pessoas que têm alterações estéticas e funcionais que prejudicam seu dia a dia.

Profilaxia

A profilaxia é uma técnica odontológica de limpeza profunda dos dentes, onde o dentista remove todos os resíduos e placa bacteriana que ficaram acumulados na boca e que a escovação não é o suficiente para remover.

Nesta consulta, dentista também irá aplicar flúor na boca do paciente, uma substância que atua na prevenção do desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde bucal, como as cáries. Este processo costuma ser utilizado para finalizar todo o tratamento de reabilitação oral.

Vale destacar que as especialidades e tratamentos que envolvem o processo de reabilitação oral mencionados acima podem ser feitos de forma única ou em conjunto com outras abordagens, tudo vai depender da avaliação do dentista e do plano traçado por este profissional para recuperação do sorriso do paciente.

Para quem a reabilitação oral é indicada?

homem no dentistaA reabilitação oral é indicada para pessoas que sofrem com a perda dentária, possuem alterações no formato ou posicionamento dos dentes e têm dificuldades na fala e alimentação devido a essas condições.

Embora a perda de dentes seja atrelada às pessoas mais velhas, os mais jovens também sofrem com este tipo de problema e podem passar pelo processo de reabilitação.

Mesmo que o foco seja recuperar as funções de fala e mastigação, a especialidade da reabilitação oral também leva em conta a questão de prevenção e estética, por isso há o acompanhamento para uma limpeza profunda dos dentes e de clareamento, a fim de proporcionar um tratamento completo ao paciente.

Benefícios da reabilitação oral

A reabilitação oral traz uma série de benefícios aos pacientes, uma vez que esta especialidade tem o foco de recuperar o sorriso da pessoa através de medidas que proporcionam:

  • Comer o que sempre quis;
  • Melhora na autoestima;
  • Recuperação das funções de fala e mastigação;
  • Segurança para sorrir e falar naturalmente em público.

Por isso, se você sofre com problemas relacionados à perda dentária ou possui problemas de mordida que interferem na estética do seu sorriso, agende uma consulta na Kapps Odontologia e cuide da sua saúde bucal.

Pré-agende sua consulta conosco

Endereço

Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ