Cirurgia oral

O que é a cirurgia oral?

cirurgia oralA cirurgia oral é uma especialidade que trabalha com intervenções minimamente invasivas para sanar uma série de condições que podem comprometer harmonia da saúde bucal do paciente.

Este tipo de procedimento cirúrgico é indicado em casos em que o tratamento conservador não é efetivo, sendo necessário uma abordagem técnica para auxiliar no tratamento de problemas relacionados a deformidades, traumas ou até mesmo a extração de dentes do siso, tão comuns em jovens e adultos.

Mesmo que a realização da cirurgia oral seja comum na odontologia, antes de partir para este tipo de medida, o dentista faz um plano de tratamento detalhado para que o procedimento seja feito de forma assertiva e não gere incômodos ao longo da recuperação.

A diferença entre cirurgia oral menor e maior

Existem diferentes abordagens e cirúrgicas que são aplicadas, tudo dependerá das necessidades do paciente. Se o tratamento for de baixa complexidade, como a remoção de dentes do siso ou a inserção de implantes dentários, a cirurgia oral menor é o suficiente para auxiliar no quadro da pessoa.

Por outro lado, a cirurgia oral maior é indicada em quadros mais complexos e são realizadas em ambiente hospitalar, pois é preciso de uma anestesia geral no paciente, além de ser uma técnica mais invasivas.

Em quais casos a cirurgia oral pode intervir?

cirurgia oralA cirurgia oral pode atuar em uma série de quadros em que o tratamento conservador não é o suficiente para eliminar os incômodos ou trazer a harmonia à saúde bucal do paciente. Dentre os principais quadros em que a técnica cirúrgica é utilizada, podemos citar:

Extração de dentes do siso

Também conhecidos como terceiros molares, os dentes do siso nascem em diferentes fases da vida, seja na adolescência ou na vida adulta.

A cirurgia oral para a extração destes dentes é necessária, pois toda a arcada dentária já foi preenchida pela dentição permanente e os sisos acabam ocupando um espaço incômodo, causando sintomas desagradáveis ao paciente como dores fortes na região.

Frenectomia lingual

Localizado embaixo da língua, o freio lingual quando é menor do que o comum, pode interferir na fala e dicção do paciente, fazendo com que o mesmo tenha língua presa.

Este tipo de cirurgia oral é considerado de baixa complexidade e pode ser realizado ainda durante a infância, a fim de favorecer o desenvolvimento da fala e não prejudicar o futuro da criança quanto a comunicação.

Implantes dentários

cirurgia oralOs implantes dentários são indicados para pessoas que perderam um ou mais dentes na boca e precisam deste tipo de tratamento para reabilitar as funções de mastigação e fala.

Para que o procedimento seja realizado, é preciso realizar uma cirurgia minimamente invasiva, onde o dentista insere um pino de titânio sobre o osso da gengiva que ficou exposta pela deficiência dentária.

Após alguns meses de adaptação do corpo estranho no organismo, uma prótese ou coroa dentária artificial é fixada sobre o material metálico, restabelecendo a uniformidade do sorriso do paciente.

Remoção de freio labial

A remoção do freio labial através da cirurgia oral tem o objetivo de evitar problemas relacionados à estética do sorriso, como os dentes separados, uma vez que essa estrutura é responsável pela ligação entre lábio e bochecha.

Para complementar o tratamento, é indicado que o paciente faça o uso de aparelhos ortodônticos caso haja o comprometimento da estética do sorriso.

Remoção de cistos bucais

Cistos bucais podem se desenvolver a partir do tecido bucal que ficou acumulado para a formação de novos dentes ou em função de traumas na região da boca, que desencadeiam este tipo de condição.

Por meio da cirurgia oral, é possível remover este corpo estranho e evitar complicações ou até mesmo, o desenvolvimento de novos cistos que podem se tornar uma condição grave ao paciente.

Pós-operatório da cirurgia oral: como funciona?

mulher com escova de dentesA recuperação após a cirurgia oral dependerá de cada procedimento realizado, mas em grande parte dos casos, é indicado repouso absoluto do paciente, além da aplicação de gelo e remédios anti-inflamatórios e antibióticos.

Outra orientação pós-operatória da cirurgia oral, é manter a higiene bucal em dia, fazendo bochecho com antisséptico para evitar quaisquer complicações ao longo da recuperação.

O dentista orienta a pessoa para que tenha cuidados no seu dia a dia e, caso haja alguma alteração como febre e sangramento, é preciso ir urgentemente ao consultório odontológico.

Na Kapps Odontologia contamos com profissionais especializados em cirurgia oral para cuidar da sua saúde bucal. Agende uma consulta conosco.

Pré-agende sua consulta conosco

Endereço

Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ