A endodontia é uma especialidade da odontologia que tem o foco de diagnosticar e tratar problemas que acometem a parte interna do dente, que envolve a polpa dentária, raiz e canal.
Essas estruturas internas, quando comprometidas, podem levar à morte do dente, sendo necessária a extração do mesmo para que a infecção seja controlada. Desta forma, a pessoa precisa passar por outro tratamento em seguida para a inserção de implantes, a fim de reabilitar sua fala e mastigação, se tornando um processo longo e que poderia ser prevenido pelo diagnóstico prematuro.
Especialmente as cáries, são os principais causadores de problemas endodônticos, uma vez que estas bactérias corroem a estrutura interna em estágios mais avançados e chegam até o canal e/ou raiz, fazendo com que o paciente sofra com quadros de dor.
Inicialmente as cáries não provocam dores, por isso que em alguns casos, o paciente só recorre ao acompanhamento odontológico quando está sentindo dor. Para que a condição chega nesse estágio, as bactérias precisam estar instauradas há bastante tempo, comprometendo a polpa dentária e causando uma inflamação que resulta na dor de dente.
A endodontia é responsável pelo tratamento de condições como:
As cáries são bactérias que se desenvolvem a partir da falta de higiene bucal do paciente, somados com uma alimentação que contém açúcar em excesso. São comuns na infância, mas os impactos em adultos são mais severos, uma vez que a dentição permanente que é afetada.
À medida que se desenvolvem, as cáries vão corroendo toda a estrutura dentária deixando-o oco, atingindo as terminações nervosas e comprometendo todo o dente do paciente, além de provocar uma infecção.
O tratamento se dá através da aplicação de cimento odontológico no dente e remoção das cáries se o quadro não for severo. Por este motivo, é fundamental ter o acompanhamento periódico com um dentista especializado para avaliações de toda a boca e o diagnóstico precoce de problemas que podem levar à perda dentária.
Como mencionado, problemas no canal dentário quando as bactérias causadoras das cáries, corroem os dentes e atingem esta região.
A partir da avaliação do especialista em endodontia, é feita uma abertura no dente para acessar a polpa dentária, área onde as raízes e nervos se encontram. Por meio deste orifício, o dentista realiza a limpeza e a desinfecção para que em seguida feche a região com cimento odontológico.
Ter o acompanhamento de um endodontista é fundamental para o monitoramento de toda a saúde dos dentes. As avaliações a cada seis meses auxiliam em uma melhor qualidade de vida, deixando o paciente livre de problemas.
Se cáries e outras condições forem identificadas ainda no início do seu desenvolvimento, é possível iniciar o tratamento precoce para evitar um impacto severo que desencadeie na perda dentária, além dos sintomas de dor e um tratamento mais longo para a pessoa.
Para evitar estes problemas, é fundamental que o paciente siga as orientações do especialista em endodontia como praticar a higiene bucal diariamente, utilizar o fio dental e visitar o consultório para um check-up ou limpeza profunda.
Agende sua consulta na Kapps Odontologia e cuide da sua saúde bucal.
Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ