O clareamento dental é um tratamento odontológico que atua na remoção da coloração escurecida dos dentes, a fim de restabelecer o branco natural do sorriso e recuperar a autoestima do paciente em um procedimento rápido e indolor.
Embora a técnica seja bastante popular e conhecida, é preciso do acompanhamento de um profissional especializado, uma vez que um plano de tratamento minucioso é preciso ser feito para que os resultados sejam satisfatórios ao fim de todo o processo.
Para que os resultados sejam duradouros, o paciente deve seguir as orientações do dentista para evitar que os dentes escureçam novamente e a pessoa tenha que se submeter a todo o tratamento novamente.
Existem uma série de fatores que são nocivos ao esmalte dentário, estrutura responsável pela pigmentação dos dentes. Este tipo de alteração na cor ocorre em médio e longo prazo e a pessoa precisa ficar atenta ou abolir alguns hábitos prejudiciais, tais como:
Além destes fatores mencionados, o envelhecimento natural dos dentes também resulta no seu escurecimento, causando um desgaste normal no esmalte dentário. Outro aspecto também está relacionado com tratamentos odontológicos antigos, onde o material utilizado pode provocar a perda da coloração.
Contudo, a falta de escovação e o tabagismo são os principais causadores da perda do esmalte dentário. A má higiene favorece o acúmulo da placa bacteriana, desgastando o branco natural do sorriso, enquanto o cigarro provoca uma reação química na boca provocada pela nicotina, e gera este impacto negativo.
O clareamento dental é um procedimento no qual o dentista irá iniciar com uma avaliação de toda a saúde bucal do paciente, além de procurar entender seu histórico e hábitos.
Caso seja encontrado algum problema que necessite de um tratamento mais urgente, o mesmo é realizado para que em seguida o clareamento dental seja iniciado.
Depois da análise, o dentista aplica um gel clareador sobre os dentes do paciente e, com o auxílio de um laser de baixa intensidade, inicia-se a reação química que remove as moléculas causadoras da pigmentação amarelada/escurecida do sorriso.
Os resultados já podem ser obtidos na primeira sessão, contudo, o profissional irá avaliar quantas consultas são necessárias para que o branco do sorriso seja recuperado de forma completa.
Todo o procedimento é rápido e indolor, a pessoa não é submetida à anestesia e recebe orientações do dentista quanto aos cuidados no dia a dia para que o tratamento traga os resultados esperados.
O clareamento dental pode ser feito de duas formas, mas tudo dependerá do objetivo e paciência do paciente com relação ao tratamento, sendo elas:
Este tipo de tratamento é feito 100% no consultório e traz resultados mais rápidos, pois o dentista consegue utilizar a quantidade necessária de gel clareador, assim como o laser para auxiliar na remoção da pigmentação amarelada dos dentes.
Já no clareamento caseiro, o paciente recebe moldeiras bucais e uma pequena porção de gel clareador para aplicar o tratamento em sua própria casa. Embora esta abordagem seja mais cômoda e indicada para pessoas que não têm tempo de irem ao consultório, os resultados levam mais tempo para serem obtidos.
Vale ressaltar que no clareamento dental caseiro, o paciente tem total acompanhamento do dentista para que todo o tratamento seja feito de forma segura e correta.
Se os cuidados forem feitos de forma correta, o tratamento pode durar anos, sem que haja manchas ou o escurecimento dentário.
Depois da realização do clareamento dental, o paciente precisa seguir algumas orientações nos primeiros dias para que os efeitos do procedimento durem e para que não haja uma reincidência no desgaste do esmalte dentário.
Portanto, é fundamental evitar alimentos e bebidas com corantes, como café, vinho, refrigerantes e molhos. Além disso, é indicado que a pessoa evite o consumo de cigarro, pois o tabagismo é um dos principais hábitos nocivos que levam à perda da coloração natural dos dentes.
Os cuidados com a higiene bucal não devem ser deixados de lado, por isso é essencial escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições.
Ter o acompanhamento odontológico para um check-up a cada seis meses ou até mesmo para uma limpeza profunda, a fim de remover a placa bacteriana responsável pelo desenvolvimento de cáries, também é fundamental para preservar a saúde do sorriso após o clareamento.
O clareamento dental é indicado para pessoas que perderam o branco natural dos dentes por conta de diversos fatores, sejam eles naturais ou causados por hábitos nocivos à saúde bucal.
Mesmo após a realização deste tratamento, o dentista deve orientar o paciente para com melhores cuidados com a saúde do sorriso, a fim de preservar o clareamento e a integridade dos dentes do paciente.
O clareamento dental traz uma série de benefícios para o sorriso do paciente, mas vai além dos aspectos estéticos, uma vez que o escurecimento dentário também impacta na autoestima do paciente, fazendo que a pessoa tenha receio em sorrir por causa da condição.
Dentre os principais benefícios, estão:
Se você deseja recuperar a cor natural dos seus dentes, agende uma consulta na Kapps Odontologia.
Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ