Lentes de contato dental são pequenas lâminas que medem cerca de 1 milímetro cada e são encaixadas sobre a superfície dentária para corrigir imperfeições relacionadas à cor, tamanho e espaçamento do sorriso, sendo efetivas contra algumas alterações estéticas que prejudicam a aparência do paciente.
Atualmente, muitas pessoas sofrem com a perda da coloração natural dos dentes ou simplesmente não estão satisfeitas com o próprio sorriso. Por meio de um planejamento detalhado, o dentista especializado consegue determinar a abordagem correta, seja através do material da lente ou da escolha da tonalidade utilizada.
Todo o procedimento inicia-se com uma avaliação do dentista, a fim de entender as necessidades do paciente e expectativas com relação às lentes de contato. Caso seja encontrado algum problema bucal, como cáries, é feito o tratamento desta condição para que em seguida, o processo estético seja retomado.
O dentista solicita exames de imagem, como panorâmicas, fotos e moldagens dos dentes para confeccionar as lentes de contato de acordo com o formato da arcada dentária do paciente, de maneira em que as lâminas se encaixem de forma adequada.
Com base nas informações obtidas, a confecção das lentes de contato dental é realizada e em alguns dias, o paciente já consegue voltar ao consultório para a sua aplicação.
O procedimento é indolor e não necessita do uso de anestesia, e a pessoa já consegue visualizar os resultados logo após o término da consulta, recuperando o branco e o formato uniforme do seu sorriso.
As lentes de contato dental são feitas de materiais altamente resistentes, como a cerâmica, que traz uma aparência mais artificial ao sorriso e apresenta menor durabilidade.
Há também as lentes de contato feitas de porcelana, que trazem um tom muito mais natural ao sorriso, sendo as mais utilizadas nesse tipo de tratamento, a fim de proporcionar resultados satisfatórios, elevando a autoestima da pessoa.
As lentes de contato são indicadas em diversos casos para a correção de imperfeições estéticas ou até mesmo para realçar a beleza do sorriso da pessoa, como:
Em alguns casos, os dentes nascem em um formato inadequado, tortos ou até mesmo muito próximo uns dos outros. Através das lentes de contato dental, é possível trazer uniformidade ao sorriso.
Existem alguns dentes que nascem muito pequenos ou finos demais e com a confecção das lentes de contato dental estes aspectos incômodos para o paciente são corrigidos, visto que as lâminas são confeccionadas para deixarem o sorriso com um tamanho, formato e cor adequado para você.
O escurecimento dos dentes pode ser causado por diversos fatores, desde o consumo excessivo de alimentos e bebidas com corantes, falta de higiene e até mesmo, a falta de escovação adequada.
Para pessoas que preferem optar pelas lentes de contato dental em vez do clareamento, este tratamento consegue trazer um branco duradouro para o sorriso e corrigir uma série de imperfeições que não agradam esteticamente o paciente.
As diastemas são pequenos espaços entre os dentes, especialmente nos da frente, que causam um desconforto para o paciente sorrir em público. Aos que não optam pelo tratamento ortodôntico, com o uso das lentes de contato é possível eliminar esses pequenos espaços, trazer um sorriso mais branco e renovar a sua aparência com poucas sessões.
As contraindicações das lentes de contato dental são para pacientes que já possuem algum problema bucal não tratado e desejam se submeter ao procedimento, como:
Durante a avaliação inicial, caso o dentista encontre algum sinal dos problemas citados, o tratamento prévio é iniciado para que posteriormente, seja dada continuidade ao processo de inserção das lentes de contato dental.
Mesmo que o tratamento com lentes de contato dental seja feito de forma prática e rápida, o paciente precisa tomar alguns cuidados logo após a sua aplicação e cabe ao dentista orientar para que todo o processo ocorra de forma segura e sem contratempos.
Evite alimentos muito duros, pois algumas comidas podem causar rachaduras nas lentes. Além disso, é fundamental que a pessoa mantenha a higiene bucal em dia para não sofrer com problemas relacionados a cáries ou gengivite.
Mesmo depois de finalizar o tratamento, é importante ir ao dentista de forma semestral para uma avaliação de todo o procedimento e para realizar um check-up preventivo, a fim de diagnosticar problemas bucais de forma precoce e evitar quadros mais graves que interfiram na saúde e estética do sorriso.
Realizar limpezas periódicas junto ao dentista também é outra forma de cuidar do sorriso e preservar as lentes de contato, sem que desgastem e causem um contratempo no seu dia a dia. A limpeza profunda no consultório evita o acúmulo da placa bacteriana e remove o tártaro, responsável por doenças gengivais e pela perda dentária precoce.
O tratamento com lentes de contato dental traz uma série de benefícios para o paciente, tais como:
Se você deseja renovar seu sorriso, agende uma consulta na Kapps Odontologia.
Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ