O implante dentário é um tratamento feito pelo dentista especializado em implantodontia. Neste processo, um pino de titânio é inserido na região onde os dentes foram perdidos e, em seguida, uma prótese é fixada sobre a estrutura de metal.
Este tipo de procedimento é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes na boca e sofrem com os impactos desta deficiência, como problemas de autoestima, dificuldades para comer e falar com a dicção correta.
Apesar de ser mais comum em pessoas mais velhas, a perda dentária precoce também pode atingir pacientes mais jovens e interferir diretamente na sua rotina pessoal e profissional, tendo em vista as dificuldades que a ausência de dentes provoca.
Os dentes são essenciais para a mastigação, triturando o alimento para que seja digerido de maneira adequada e não gere problemas à saúde da pessoa. Além disso, por causa da exposição da gengiva nestes casos, muitas vezes o paciente perde o prazer em comer e isso interfere na sua imunidade, deixando-o vulnerável a doenças, especialmente os mais velhos.
A atividade social também é outro fator que é prejudicado pela perda precoce dos dentes, pois o paciente não se sente mais à vontade de estar em um local com muitas pessoas.
A perda dentária pode ser causada por uma série de fatores, dentre eles está a falta de higiene bucal. De acordo com dados feitos pela Pesquisa Nacional de Saúde em 2019 e divulgada pelo IBGE, apenas 53% dos brasileiros utiliza fio dental, escova e pasta de dentes e 89% da população escova os dentes ao menos duas vezes ao dia.
Os dados só corroboram para uma incidência maior de perda dentária, mas há outros hábitos nocivos que também contribuem para que este problema ocorra, como:
Atualmente, o implante dentário é um tratamento bastante procurado e que traz resultados satisfatórios para o dia a dia do paciente.
O tratamento com implante dentário é dividido em etapas e é um processo que leva alguns meses para se concretizar, pois demanda uma adaptação do corpo do paciente.
Primeiramente, o dentista especializado em implante dentário realiza uma avaliação. Nesta etapa, exames de imagem são feitos para que o profissional entenda quais dentes foram perdidos de maneira precoce.
Em seguida, é feito um plano de tratamento individualizado para que todo o processo seja concluído de maneira efetiva, sem causar contratempos à pessoa.
Se algum problema for encontrado nos dentes remanescentes, como cáries ou a presença de uma doença gengival, primeiro é feito o tratamento destas condições para que em seguida o implante dentário seja colocado.
Nesta etapa, uma pequena cirurgia é feita, onde o dentista realiza um corte na região onde a gengiva está exposta e insere um pino de titânio na região. Depois desta fase, o paciente passa por um período de adaptação, chamada de ‘ósseointegração’, onde o corpo humano se adapta ao metal inserido sobre o osso da mandíbula.
Após o procedimento, o paciente deve permanecer em repouso por alguns dias, além de tomar os remédios prescritos pelo dentista para evitar dores e inflamações.
Depois de três meses que a pessoa passou pela fase de adaptação, o paciente retorna ao consultório para finalizar o tratamento com a fixação de uma prótese sobre o implante. Desta forma, as funções mastigatórias e de fala são recuperadas, assim como a autoestima.
Mesmo após reabilitar o sorriso, o paciente deve visitar o dentista regularmente para avaliação e manutenção do implante dentário, uma vez que a prótese pode ser danificada.
Estas visitas também são fundamentais para prevenir problemas que podem prejudicar os outros dentes, evitando que estes caiam de forma precoce.
Cuidados com a saúde bucal após o tratamento com implante dentário
Após o tratamento com implante dentário, é fundamental que o paciente mantenha os hábitos de higiene bucal em dia, a fim de evitar novas complicações. Além do mais, é preciso ter cuidado com alimentos muito duros, pois a prótese pode se quebrar e será preciso outra para ser fixada no pino sobre a gengiva.
Os implantes dentários trazem uma série de benefícios para o paciente que adere ao tratamento odontológico, como:
A autoestima é um dos principais fatores que é impactado pela perda dentária, fazendo com que o paciente não se sinta à vontade para conversar e interagir socialmente. Com os implantes dentários, os sorrisos se tornam mais naturais e frequentes.
Devido à falta de dentes, o paciente apresenta dificuldades para comer e triturar os alimentos, isso pode impactar diretamente na alimentação e na saúde geral, favorecendo o desenvolvimento de doenças.
O implante dentário permite que a pessoa recupere o prazer em comer o que quiser novamente, sem dores ou incômodos na gengiva.
A perda dos dentes também interfere na dicção do paciente, ou seja, na pronúncia correta de algumas palavras, fazendo com que tenha dificuldades para se expressar de forma adequada.
Quando a arcada dentária está completa com a ajuda do implante dentário, a pessoa pode conversar e sorrir normalmente, sem se preocupar com a pronúncia de palavras.
Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ