A odontopediatria é uma especialidade da odontologia que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais que acometem crianças e adolescentes.
Este profissional, além de ter uma abordagem diferenciada para trazer mais segurança ao pequeno paciente durante a consulta, também orienta e instrui os pais para com maiores cuidados com a higiene oral.
Todo este acompanhamento é fundamental para que as crianças se desenvolvam de forma saudável, sem terem problemas futuros com sua saúde bucal, especialmente no que diz respeito às condições que prejudicam a funcionalidade da boca, mas só se evidenciam na adolescência.
As consultas com o odontopediatra podem ser feitas desde cedo, uma vez que este profissional pode orientar os papais e mamães a higienizarem a gengiva do bebê recém-nascido da forma adequada.
No entanto, à medida que os dentes de leite nascem, é essencial que os pais levem seus filhos ao consultório para uma avaliação. Desta forma, o dentista consegue acompanhar a evolução da arcada dentária desde o seu início e realizar intervenções ortodônticas caso seja encontrada alguma disfunção que possa impactar futuramente.
Mesmo que as crianças precisem ir ao dentista desde cedo, as mamães também devem estar atentas com a sua própria saúde bucal ao longo da gestação e a odontopediatria é a especialidade que pode atuar neste aspecto.
Consultas no primeiro e segundo trimestre de gravidez previnem contra problemas bucais que podem causar complicações para a gestante e o bebê, como a gengivite e infecções, problemas bastante comuns nesta etapa devido às mudanças no corpo e hormônios da mulher.
Através do pré-natal odontológico é possível ter uma gestação saudável e segura. Além do mais, o acompanhamento odontopediátrico se estende para a criança recém-nascida, onde o dentista acompanha todo o seu desenvolvimento.
A consulta com um odontopediatra é feita com uma abordagem mais lúdica, sempre com o profissional interagindo com a criança, explicando o que cada instrumento faz. O consultório também conta com um espaço dedicado ao público infantil, para que não fiquem com receio antes mesmo de entrarem na sala.
O dentista avalia toda a boca do pequeno paciente nos mínimos detalhes e, caso algum problema seja encontrado, o tratamento é iniciado para evitar complicações no seu desenvolvimento.
Vale destacar que os pais estão sempre presentes durante as consultas para que os pequenos não fiquem com medo. Outro ponto que vale o destaque é que as consultas desde cedo ajudam a criança a não criar um estigma ou medo de ir ao dentista quando estiver mais velha, o que pode fazer com que os cuidados com a saúde bucal sejam negligenciados.
Em adolescentes, por mais que sejam pacientes mais velhos, a conversa também é um dos principais aspectos que fazem a diferença no atendimento odontopediátrico, pois ajuda a criar uma relação de confiança com o dentista, facilitando o tratamento.
Existem uma série de condições tratadas pelo odontopediatra que são mais comuns durante a infância, mas caso não sejam identificadas ainda nesta etapa da vida, algumas complicações podem ocorrer à medida em que crescem, tais como:
As alterações na mordida são caracterizadas pelo posicionamento incorreto das arcadas dentárias (superior e inferior). Estas condições favorecem o desenvolvimento de quadros secundários, como o bruxismo, além de prejudicar o desenvolvimento dos ossos da face.
O tratamento precoce consiste no uso de aparelhos ortodônticos, que atuam de forma efetiva durante a infância, uma vez que a estrutura óssea é mais maleável e permite uma correção em menor tempo comparado com a adolescência e vida adulta.
Apesar de ser mais comum nos adultos, o bruxismo – conhecido pelo ato de ranger e tensionar os dentes de forma inconsciente – é um problema que também atinge as crianças, especialmente se os pequenos estão expostos a um ambiente onde há muito estresse ou sofrem com uma mudança repentina na sua rotina.
A médio e longo prazo, essa síndrome pode provocar o desgaste dos dentes e a queda precoce. O tratamento com o odontopediatra é através do uso de placas miorrelaxantes, que evitam o atrito dentário e diminui as chances de o paciente desenvolver sintomas mais severos, como dores de cabeça e dificuldades para abrir e fechar a boca.
Problema reincidente entre as crianças, especialmente durante a troca de dentes, as cáries são bactérias que surgem em função do consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares ou pela escovação inadequada.
À medida em que se desenvolvem, as cáries correm a parte interna dos dentes, podendo atingir o canal dentário. O tratamento é essencial para evitar a perda dentária precoce e evitar as tradicionais dores de dente.
Também conhecido como apinhamento, dentes tortos acabam surgindo quando não há espaço o suficiente na arcada dentária para abrigá-los ou ao excesso de dentes, fazendo com que cresçam com o posicionamento incorreto.
Crianças que sofrem com este problema acabam sendo mais vulneráveis a desenvolverem cáries, uma vez que o posicionamento dentário incorreto não permite que a escovação seja realizada de forma eficiente.
O tratamento se dá através do uso de aparelhos para correção e, caso seja necessária, a remoção de alguns dentes para que a arcada dentária se desenvolva.
Levar os pequenos à odontopediatra é fundamental para que o desenvolvimento seja feito de maneira segura, além de fazer com que criem a consciência da importância da higiene bucal, para que na idade adulta isso não seja um problema.
Os pais também têm papel importante neste acompanhamento, uma vez que são eles que devem incentivar os filhos a escovarem os dentes e se alimentarem de forma adequada, de acordo com as orientações do dentista.
Conte com o atendimento especializado em odontopediatria da Kapps Odontologia e cuide da saúde dos pequenos.
Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ