A periodontia é uma especialidade da odontologia que visa a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a gengiva do paciente e podem levar à perda dentária ou até mesmo quadro infecciosos mais severos.
Problemas periodontais estão ligados ao estilo de vida do paciente e seus hábitos no dia a dia, que podem predispor a pessoa a desenvolver quaisquer condições que interferem na estrutura que dá sustentação aos dentes.
Quando se trata de saúde bucal, muitas pessoas dão mais importância à condição dos dentes, mas a gengiva também tem papel importante, uma vez que é ela que abriga as raízes e nervos dentários.
Em muitos casos, pacientes podem sofrer com incômodos na região e não se dão conta de que se trata de uma doença gengival. Com a ajuda da periodontia, é possível diagnosticar tais problemas de forma prematura e evitar impactos graves à saúde em geral.
Assim como em diversos problemas dentários, as doenças na gengiva se desenvolvem em função da falta de higiene adequada na boca. Com o acúmulo da placa bacteriana, o paciente tem mais chances de sofrer com quadros de gengivite e cáries.
Ter hábitos nocivos à saúde também é outro ponto causador das doenças periodontais, como o tabagismo e alimentação desregulada, com o consumo excessivo de alimentos ácidos.
Pessoas que passam por alterações hormonais, especialmente as grávidas, também estão predispostas a desenvolverem doenças gengivais, uma vez que a flora bacteriana que protege a boca tende a ficar vulnerável neste período.
A periodontia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças gengivais, tais como:
A gengivite é um problema caracterizado pelo inchaço e sangramento da gengiva, seja durante a escovação ou até mesmo no dia a dia do paciente. Este tipo de condição se desenvolve a partir do acúmulo da placa bacteriana e, caso evolua para um estágio mais agressivo, pode levar à perda dentária.
O tratamento se dá através de boas práticas de higiene bucal, uma limpeza profunda realizada pelo profissional especializado em periodontia e cremes dentais específicos para atenuar os sintomas causados pela gengivite.
Esta condição é um estágio mais avançado da gengivite, sendo provocado pela presença de bactérias, interferindo não só na saúde da gengiva, mas prejudicando a parte óssea e ligamentar que compõe toda a estrutura bucal.
Com o auxílio do periodontista, o tratamento consiste em evitar o excesso de perda óssea na região e, consequentemente, a perda dentária.
Em quadros onde já existe queda precoce dos dentes, um planejamento de reabilitação oral é feito, a fim de iniciar um tratamento de implantes dentários e enxertos ósseos e gengivais para recuperar a saúde bucal do paciente.
A retração gengival é caracterizada pela diminuição do espaço entre dente e gengiva, fazendo com que as raízes dentárias fiquem expostas, prejudicando a qualidade de vida do paciente.
As causas estão atreladas com hábitos do paciente, que vão desde a força excessiva na escovação, até a falta de higiene bucal. Com a evolução do quadro, o paciente sofre com dores, sangramento e a aparência de dentes mais alongados, interferindo também na estética do sorriso.
Por meio de cremes dentais específicos, adoção de hábitos mais saudáveis que não agridam a saúde bucal, do paciente e não provoquem a perda dentária precoce.
As doenças gengivais podem ser prevenidas a partir da orientação do especialista em periodontia, como:
Através de medidas simples no dia a dia, em conjunto com uma maior preocupação com a saúde bucal, a pessoa consegue ficar longe de problemas gengivais e dentários, tendo um sorriso mais bonito e saudável.
Agende uma consulta com a Kapps Odontologia e cuide da saúde da sua gengiva com a nossa ajuda.
Estrada União e Industria, 10395 - Sala 05 - Itaipava - Petrópolis - RJ